Busca
Categoria
Agendamento

Faça aqui seu agendamento e marque uma consulta com nossos profissionais.

Cursos de Gestantes

Confira as datas dos próximos cursos de gestantes da Neoclínica!

Facebook
De que vacina você e seus familiares precisam?
07/14
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×

Sua rotina e até sua profissão determinam um calendário de vacinação sob medida para você. Descobrir qual é o seu e zelar para que ele esteja sempre em dia – acredite, pode salvar sua vida.
Vírus e bactérias que causam doenças graves e muitas vezes fatais se comportam como balas perdidas. Eles passeiam livres pelo ar e de uma hora para outra, ressurgem. Não há motivos para pânico quando o organismo lança mão de escudos. As doenças infecciosas e que são preveníveis, só encontram terreno fértil quando se está em falta com a caderneta de vacinação. O que infelizmente não é difícil. No Brasil, o problema parece ser falta de informação. Todo brasileiro sabe que crianças precisam de vacinas, mas muitos ignoram que adultos também não podem abrir mão delas. Gente de qualquer idade, desprotegida, é capaz de detonar contaminações com efeito cascata.
 
Nem sempre a população é informada sobre a importância das vacinas; daí o alto índice de infecções graves (tétano, meningite, hepatite A e até catapora). Para evitar a ameaça basta se vacinar.
 
A maioria destas vacinas é feita em apenas uma dose, o que confere uma proteção duradoura, como por exemplo, a vacina contra o tétano feita de 10 em 10 anos. Saiba que nosso país é um dos campeões em incidência de tétano no mundo!
 
As crianças recebem um grande número de vacinas na rede pública, mas algumas vacinas não são oferecidas gratuitamente e é preciso complementar o calendário vacinal da criança, como por exemplo, a vacina contra meningite meningocócica, catapora, pneumocócica, hepatite A, etc. Muitos acreditam que a vacina contra a catapora está incluída no calendário “do posto”, mas não está. O mesmo ocorre com a vacina contra Hepatite A, no posto temos apenas a vacina contra Hepatite B.
 
A falta de informação é tanta que a maioria das pessoas acha que vacina contra gripe deve ser aplicada apenas nos idosos – lamentável! A vacina contra gripe pode ser aplicada desde o 6º mês de vida. O que ocorre, é que o idoso por apresentar seu sistema imunológico mais enfraquecido pode apresentar complicações mais graves quando contraem essa doença (como pneumonias) e por essas complicações e pelo risco de morte é que o governo liberou a vacinação apenas para os idosos, mas os bebês, crianças e adultos não estão livres de adquirirem a doença. O único modo de evitá-la é se vacinando.
 
Há também as vacinas que são indicadas de acordo com a atividade profissional da pessoa. Indivíduos que trabalham no setor alimentício (restaurantes, açougues e afins) devem obrigatoriamente ser imunizados contra a hepatite A. Os policiais, militares, bombeiros, professores, veterinários, manicures, pedicuros, profissionais da aviação, entre outros, devem seguir um calendário de vacinação próprio para sua atividade. Reflita sobre os riscos de doença que sua profissão pode lhe causar e com isto os riscos que seus familiares correm também.
Evitar uma doença pode representar não só a melhor qualidade de vida física e emocional, mas também financeira.
 

Postado por   Dra. Mildred Comentários Categorias:   Artigos, Pediatria, Vacinas,
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 Filament.io 0 Flares ×