Especialidades
Serviços
Agendamento

Faça aqui seu agendamento e marque uma consulta com nossos profissionais.

Puericultura
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos constatou que as crianças que não vão ao pediatra com a frequência recomendada pela Academia Americana de Pediatria até os 3 anos de idade, tem duas vezes mais chances de serem hospitalizadas.

O que esse explica esse dado é o fato de que se uma criança vai ao pediatra regularmente e não apenas quando apresenta um problema de saúde, as chances de um problema ser detectado precocemente são muito maiores. E além disso, o médico acompanha seu crescimento e desenvolvimento e pode atuar preventivamente, orientando os pais sobre as melhores formas de cuidar do bebê nas mais diferentes situações, como de alimentação, sono, prevenção de acidentes, entre outras.

Esse acompanhamento mais intenso se chama puericultura e é uma especialidade médica da área da pediatria, que envolve não apenas a criança, mas a sua família e o meio onde vive também. Por isso é importante escolher muito bem o profissional, que provavelmente irá cuidar de seu filho até ele atingir a maioridade.

O ideal é que a primeira consulta com o pediatra da criança seja ainda no período pré­natal, para que ele possa dar todas as recomendações à mãe. Depois, a frequência ideal de consultas estabelecida pela Sociedade Brasileira de Pediatria é a seguinte:

5,15 e 30 dias = 3
2 aos 6 meses = 1 vez por mês
A partir dos 7 meses = 1 vez a cada 2 meses
A partir dos 2 anos = 1 vez a cada 3 meses
A partir dos 6 anos = 1 vez por semestre
Dos 7 aos 18/19 anos = 1 vez por ano

A Neoclínica Guarujá possui em seu corpo clínico pediatras aptos a cuidar de seu filho através da puericultura. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.
Puericultura
Dra. Mildred Mc.Traldi

Cremesp - 59579

Dra. Mildred, médica pediatra com residência médica em Pediatria na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e com especialização em Hematologia Pediátrica no Instituto da Criança.