Vacina para Caxumba

Caxumba

Reforço entre 4 e 6 anos de idade

Neo Clínica - Vacinas - Caxumba

A caxumba é uma doença viral caracterizada por febre, edema e sensibilidade de uma ou mais glândulas salivares, normalmente a parótida e, eventualmente, as glândulas sublingual ou submaxilar. A caxumba geralmente acomete crianças, embora os adultos também possam contrair a doença.

Aproximadamente um terço das pessoas infectadas são assintomáticas. A maioria das complicações envolve outros órgãos, podendo causar dor e inchaço dos testículos, surdez e artrite. Também pode causar transtornos do sistema nervoso central, tais como encefalite e meningite. Outras complicações consistem em inflamação do pâncreas e das mamas e surdez. Não há tratamento específico para a caxumba. Para aliviar os sintomas, recomenda-se o uso de analgésicos e enxágüe bucal regular.

É transmitida de pessoa a pessoa através da tosse e espirro e por contato direto com a saliva e secreções do nariz e garganta de indivíduos infectados. O contágio acontece três dias antes e quatro dias após a manifestação dos sintomas.

Os sintomas geralmente se manifestam 16 a 18 dias depois após a infecção. Nos casos leves, o inchaço pode durar apenas três ou quatro dias, porém pode chegar a uma semana ou mais.

Em locais de clima quente, a doença é endêmica durante o ano todo, ao passo que em regiões de clima temperado os picos de incidência ocorrem no inverno e na primavera.

Fonte: www.sanofi-pasteur.com.br