Vacina para Herpes Zóster

Herpes  Zóster

Idade de Aplicação:

Pessoas com mais de 60 anos

Recomendação Especial:

para pessoas acima de 50 anos (SBIm)





Neo Clínica - Vacinas - Herpes Zóster

A vacina contra Herpes Zóster é uma vacina na forma de um pó e um solvente para preparação de uma solução

Injetável. A substância ativa é o vírus atenuado (enfraquecido) da varicela zoster.

Indicação

Indicada para vacinar pessoas com 50 ou mais anos de idade, a fim de prevenir o herpes

zoster (também conhecido por “cobreiro”) e a dor persistente do nervo que pode ocorrer após a doença (nevralgia pós-herpética – NPH).

A vacina só está disponível nas clínicas privadas.

Aplicação

Administrada em dose única injetada sob a pele, de preferência na parte superior do braço.

O que é HERPES ZÓSTER :

O herpes zoster, ou “cobreiro”, é uma doença provocada pelo vírus da varicela zoster, o mesmo que causa a varicela. Desenvolve-se em indivíduos que tenham tido varicela, geralmente na infância. Após a infecção da varicela, o vírus da varicela zoster permanece no organismo, no sistema nervoso, num estado latente (inativo). Por vezes, após muitos anos, e por razões ainda não totalmente conhecidas, o vírus é reativado, dando origem ao “cobreiro”, uma erupção cutânea com formação de vesículas /erupção vesicular, acompanhada de dor, geralmente numa parte do corpo. A erupção cutânea leva normalmente várias semanas a curar, podendo ser seguida de dor intensa de longa duração na área afetada pela erupção (nevralgia pós-herpética).

O risco de ocorrência parece estar associado ao declínio da resposta imunitária específica (a forma como o organismo se defende) ao vírus da varicela zoster. Demonstrou-se que a vacina (Zostavax) reforça essa resposta imunitária específica, protegendo contra o “cobreiro” e principalmente à dor que está associada a esta doença.

Fonte: FUNASA