Vacina para HPV

Recomendação Especial:

para homens de 9 – 26 anos

Neo Clínica - Vacinas - HPV

Atualmente dispomos de duas vacinas diferentes contra o HPV: uma é a Vacina contra HPV oncogênicos (16 e 18, recombinante, com adjuvante AS04) do laboratório Glaxo Smith Kline e a outra é a Vacina quadrivalente recombinante contra HPV (tipos 6,11,16 e 18) do laboratório Merck Sharp & Dome.
Os papilomavírus humanos (HPV) são vírus capazes de induzir lesões de pele ou mucosa. Existem mais de 100 subtipos diferentes de HPV sexulamente transmissíveis.

A transmissão sexual se dá por contato direto com a pele infectada, e não obrigatoriamente através da penetração. Nas infecções sintomáticas, as manifestações clínicas ocorrem geralmente nas regiões genitais como vulva, ânus e pênis (verrugas genitais ou condilomas acuminados).
Já as infecções sub-clínicas (sem sintomas aparentes) são encontradas no colo do útero e podem progredir para o câncer do colo do útero caso não sejam tratadas precocemente.

A maioria das infecções é transitória e o sistema imune consegue combater de maneira eficiente, conduzindo à cura.
O uso da camisinha diminui a possibilidade de transmissão na relação sexual, mas não é 100% eficaz na prevenção da infecção.

Eventos que podem evoluir para o câncer cervical, incluindo infecções incidentes e persistentes, anormalidades citológicas, e lesões pré-cancerosas causadas por HPV tipos 16 e/ou 18 e infecções incidentes e persistentes causadas por HPV tipos 31 e 45. Juntos, estes quarto tipos de HPV estão relacionados a cerca de 80% dos casos de câncer de colo de útero.
Não está indicada para homens.

Fonte: Vacini