Vacina para Varicela/Catapora

Varicela/Catapora

Reforço após 3 meses da 1ª dose.

Recomendação Especial: Recomendação Especial: nos postos realiza-se a vacinação em apenas 1 dose mas a SBIm e SBP recomendam o esquema de duas doses para a completa e adequada imunização.

Neoclinica-Vacinas-Varicela

É uma infecção viral caracterizada por surgimento de exantema (manchas vermelhas) de aspecto máculo-papular, que, após algumas horas, adquire aspecto vesicular(bolhas pequenas), evoluindo rapidamente para pústulas (bolhas com pus) e, posteriormente, formando crostas em 3 a 4 dias.
Pode ocorrer febre moderada e sintomas sistêmicos tais como: dor de cabeça,náuseas e vômitos . A principal característica clínica é o polimorfismo (formas diferentes) das lesões de pele, que se apresentam nas diversas formas evolutivas, algumas como pápula, outras como bolhas e outras como crostas e aparecem concomitatemente , acompanhadas de coceira. Em crianças, geralmente, é uma doença benigna e autolimitada.

Pessoa a pessoa, através do contato direto ou através de secreções respiratórias e, raramente, através contato com lesões.
Transmitida indiretamente através de objetos contaminados com secreções de vesículas e membranas mucosas de pacientes infectados.

Entre 14 a 16 dias, podendo variar entre 10 a 20 dias após o contato.

Varia de 1 a 2 dias antes da erupção até 5 dias após o surgimento do primeiro grupo de vesículas. Enquanto houver vesículas, a infecção é possível.
Até 48 hs após o contato pode-se indicar a vacinação havendo 60% de probabilidade de não se desenvolver a doença.
Fonte: Doenças infecciosas e Parasitárias do Ministério da Saúde – Fundação Nacional de Saúde – Centro Nacional de Epidemiologia – 1999